sexta-feira, janeiro 04, 2008

Luta Blogosférica mocambicana

Luta por uma blogosfera clânica em Moçambique?

Pelo que tenho lido em alguns blogues moçambicanos, nestes últimos dias, não me deixa sossegado sem manifestar a minha indignação quanto ao que parece um manifesto contra alguma coisa que ainda não sei dar nome. Uma guerra na blogosfera moçambicana? E se isso for qual é a razão de ser e qual é o objectivo? Será que os blogues estão incomodando a certas pessoas ou a um grupo? Quais ou qual? Em que os blogues incomodam? Em suma, quem se sente ameaçado pelo desenvolvimento de blogues em Moçambique?

Uma das minhas indignações pende-se na tendência de constituição de clãs blogosféricos moçambicanos, algo que não deixa transparecer em alguns textos que manifestam uma campanha de mobilização de apoiantes, por vezes bem seleccionados. Há um pior nisso que constitue em amarrumação em carapu de corrida de que se é esperto, julgando-se aos outros, incluindo a maioria que vive pelo dumba-nengue ou o informal, e, porque não pela agricultura sustentária, que é a maioria moçambicana também analfabeta e nem sabe da existência de blogues, a quem não entende o jogo. Neste sentido, mata-se silenciosamente o slogan "unidade nacional" e criando-se blogues clânicos que nem que não respeitem ou sigam um tipo de fronteiras já reconhecidas de qualquer modo, na blogosfera parece estarmos para dois clãs a do PODER e do Povo . A selecção de melhores "o quê" do ano 2007 e pedido de aderência ao grupo dos melhores, em 2008, parece ser um dos manifestos.

Felizmente, não estamos em 1975, mas o que vivemos hoje na blogosfera pode um dia constituir uma infelicidade, porque mais do que discurso ou atitude dessa época, precisamos agora de mais de uma coerência e prudência nos nossos discursos. Temos que ir à realidade e agirmos consoante ela.

Felizmente, temos ainda bloguistas que procuram nos fazer entender que as guerras clânicas na blogosfera moçambicana são absolutamente desnecessárias.

Que ano de 2008 seja de Paz também na blogosfera moçambicana!

6 comentários:

Ximbitane disse...

Bom, o desabafo do reflectindo não é muito claro, pelo menos quanto a mim. Há luta entre blogs é isso? Em que se baseiam tais querelas?

Nelson disse...

Caro reflectindo, tenho que alinhar com Ximbitane e reclamar clareza na sua postagem.

"parece um manifesto contra alguma coisa que ainda não sei dar nome" É claro que andam muitos escritos contra muitas coisas. Críticas e por ai. Alguém já me sugeriu por exemplo que eu despisse a capa de "defensor" e experimentasse atacar as posições radicais. Espero entender isso e quem sabe seguir a sugestão e veja que eu escrevo quase nada. Vai ser bom que cedo caro reflectindo descubras e nomeie "a coisa"

"Será que os blogues estão incomodando a certas pessoas ou a um grupo". É claro demais que sim. Os blogues tem sido uma forma quebrar as muralhas, penetrar os castelos de "certas pessoas" ou "grupo". Os blogues incomodam sim porque lá se faz uso da "liberdade de expressão" que infelizmente é algumas vezes abusada.

"tendência de constituição de clãs blogosféricos moçambicanos". A "clanização" dos blogues pode até ser inconsciente mas quanto a mim natural e inevitável. Minha "curta visão" não me permite ainda enxergar o perigo que dai advém. As esferas profissionais dos autores, suas "academizações", áreas de interesse, vão naturalmente "clanizar" os blogues.

"na blogosfera parece estarmos para dois clãs a do PODER e do Povo". Havendo esses grupos bem distintos, há-de ser que eles nos seleccionem de acordo com nossas simpatitias.

"A selecção de melhores do ano 2007 e pedido de aderência ao grupo dos melhores, em 2008, parece ser um dos manifestos". Aqui talvez pedíssemos aos selecionadores, os critérios usados, elementos considerados para ser "melhor" e isso só pediria, no meu pensar, quem não concordasse com os "melhores" eleitos( se achasse injustiçado), ou quem desejasse "tentar a sorte" nas futuras eleições.

Preocupação legítima essa sua caro reflectindo, que contudo, precisa de um pouco mais de luz especialmente para o "clã" dos menos esclarecidos como é o meu caso.
Os aparentes azedumes no comentário são exactamente isso... aparentes.
Abraços do Chiveve

Reflectindo disse...

Caros Ximbitane e Nelson

Reconheco a falta de clareza neste meu texto ou neste desabafo como a Ximbitane disse. Talvez tenha sido por evitar que isto aqui fosse o combustível e o fogo chegasse a esta casa, embora eu quisesse desabafar. E Nelson, estás a dizer o nome da coisa aí no teu segundo parágrafo.
Não tenho razão de reclamar quanto às nomeacões de melhores, embora ao não se nomearem os piores tenha sido sinal das guerras, por um lado, por outro haviam mais ou menos sinal de recrutamento, não me dá o direito de reclamar.

Entretanto, há também sinal de recusa de recrutamento compulsivo...

Ximbitane disse...

Bom, o post do Nelson já abriu algumas clareiras. No final de contas, Reflectindo, o fogo sempre chegou a casa...

chapa100 disse...

caros, como diz o bayano era um "bife", entao nao ha razoes para desconfiar. o nelson diz e bem, o melhor seria questionar os criterios das nomeacoes, ou os nomeados, assim quem seria uma outra pagina para enriquecer o debate de criterios e metodo.

um abraco a todos e feliz 2008

Reflectindo disse...

Obrigado Chapa100,
Apenas eu espero que isto que estamos a assistir seja "bife", mas parece que está longe para acreditarmos nisso. Há ainda muitas dificuldades.
Sobre critérios de nomeacão não tenho proposta. A única coisa que tenho é congratular aos que procuraram e procuram sair da guerrilha.