quinta-feira, maio 01, 2008

Quatro ou cinco homens, a mesma história (4)

Didier Ratsiraka

Didier Ratsiraka foi presidente de Madagáscar de 1975 a 2002 com interrupção entre 1993-1997. Muito se pode estudar sobre este homem como é o caso do massacre de 10 de Agosto de 1991, mas não é a isto que dedico os artigos desta série, mas sim sobre os golpes palaciais em África depois das eleições, como se concretizam e quem os concretiza.

Nas eleições presidenciais de 1993, Ratsiraka perdeu a favor do líder oposicionista Albert Safy que foi impugnado em 1996. Ratsiraka recandidatou-se as eleições de 1997 e venceu-as com uma pequena margem ao seu adversário Safy.

Nas eleições de 2001, Ratsiraka perdeu a favor de Marc Ravalomanana. Segundo o Governo, Ravalomanana obteve 46 % enquanto que Ratsiraka 40 %, exigindo o último uma segunda volta. Por seu turno, Marc Ravalomanana alegando ter ganho com mais de 50 %, para evitar a segunda volta, toma posse em Fevereiro de 2002 e deste acto eclode uma guerra entre os apoiantes dos dois. Em poucos meses Ravalomanana ganha o controle do país e Ratsiraka exila-se na França levando consigo oito milhões de dolares do banco central em Toamasina.

Algo que muito estranho nas eleições de 2001, em Madagáscar, foi o facto de o tribunal supremo, que declarara os resultados que obrigavam a uma segunda volta entre Ravalomanana e Ratsiraka, declarar depois o primeiro como vencedor com mais de 50% na primeira volta.


4 comentários:

Ximbitane disse...

Caro Refle, tenho acompanhado com redobrada atenção a saga por si apresentada sobre os golpes palacianos de “4 ou 5 homens” africanos que para mim são interessantes pois na época dos acontecimentos, talvez pela imaturidade quer da idade quer da concepção de factores sociais e/ou políticos e da sua implicância em minha vida, com eles nunca me preocupei.

Tenho tentado, na medida do possível fazer projecções sobre quem será o próximo golpista a ser por si apresentado e confesso que quase nunca tenho acertado! Mas, estou em crer que não tardará muito em figurar o nome do Robert Mugabe nessa lista de golpistas, ou estou enganada?

Reflectindo disse...

Boa projeccão e acertaste, Ximbitane. Mas antes do Robert Mugabe falarei do Mwai Kibaki. E vamos agora abrirmos os olhos para vermos quem segue(m) depois do Mugabe.

Ximbitane disse...

Nao faço a minima ideia de quem sera o pos-Mugabe, mas esse dai deveria ser o ultimo dessa lista. Nao concorda, Reflectindo?

Reflectindo disse...

Não acredito isso. É cedo demais, Ximbitane.