sábado, agosto 30, 2008

As bases da Renamo na Beira são por bem da Cidade da Beira

Segundo RDP África, centenas de simpatizantes da Renamo dum dos bairros mais populosos da Cidade da Beira, nomeadamente Munhava, foram ontem à rua para manifestarem contra a destituição à candidatura de Daviz Simango, o melhor edil que Moçambique independente já teve.

É difícil entender quando no Autarca, o delegado provincial da Renamo, Fernando Mbararane, fala de tratar-se de escolha das bases. Sempre perguntei do que eram essas bases. Porquê é dificil dizer que as tais bases é um grupo cujo porta-voz é Mário Barbito? Repito, porquê é difícil dizer isso? Será que é difícil identificar os constituintes das ditas bases da Renamo na Beira? Será que é difícil identificar os interesses das ditas bases da Renamo na Beira? Será que é difícil saber de como isto é coordenado entre este grupo e a sede nacional, ou seja a liderança da Renamo?

A mim não parece ser difícil, o difícil é saber o pecado de Daviz Simango, a quem eu apoio e merece mesmo o meu apoio por amor da minha pátria. Pessoalmente, não conheço Daviz Simango nem ao seu irmão Lutero. Pessoalmente, não conheço a Cidade da Beira. Não sou Ndau como muitos alegam que o apoio é étnico. Sou macua de Nampula. Contudo, continuo a dizer que a minha pátria é Moçambique e quero vê-la bem governada. Esse é o meu sonho. Daviz Simango tornou realista o meu sonho. Daviz é o modelo dos jovens que eu gostaria de o ver na Renamo, na Frelimo, no PDD, no PIMO, no PT, enfim, nos partidos políticos do meu lindo Moçambique. Não clamo por benefícios extraordinários a quem tem cartão da Perdiz como o Barbito faz, mas pelo bem dos beirenses. Porquê matáis esse meu sonho? Estou muito triste, senhor Afonso Dhlakama!

A função do topo sobre este jogo já andava ao ar há já muito, muito tempo. Este jogo não pode ser diferente ao que foi aplicado ao Dr. David Aloni, cujas intrigas foram atribuidas às bases para acantoná-lo. O Autarca de que as ditas bases (os Barbitos) se servem, já disse que elas estavam em negociações com o topo. Qualquer analista considera esse pormenor. O que devo entender é do porquê a liderança da Renamo só agora, faltando apenas uma semana para as inscrições anunciou a decisão. Acredito que o jogo foi feito por indivíduos inteligentes. Quanto à inteligência dos tais jogadores, precisa duma análise profunda, porém, a minha breve conclusão é de existência uma colaboração de contra-inteligência da Renamo-Frelimo. Entendo que o município da Beira foi vendido à Frelimo. A prova contrária será se o Manuel Pereira vencer a corrida. Ninguém vai a um jogo, despensando a carta mais segura.

Note-se que logo que eu acabava de acompanhar a notícia de destituição de Daviz Simango a candidato da Renamo, um amigo que na altura estava em Palma e quem nunca me dissera que era frelimista, começou a jubilar, justificando que a vitória da Frelimo na Beira estava garantida. Só que a ele, um académico, perguntei, o porquê razão Simango era uma barreira à Frelimo, ao que ele respondeu que era porque Daviz Simango mostrou um bom trabalho como edil da Beira. Só a nossa discussão sobre o assunto terminou por lhe mostrar que ele era menos interessado pelo país que pelo seu umbigo. Digo isto aos amigos e familiares, nem que isso ponha em risco à nossa amizade ou familiaridade.

Da Beira, conhecemos as bases da Renamo. Afinal, as bases da Renamo são pelo bem da Cidade da Beira. E quando vemos como na figura acima, mais do que um simples Barbito no Autarca, ficamos a nos interrogar sobre as ditas bases da Renamo.

Sem comentários: