segunda-feira, setembro 22, 2008

Apetites, voos e ameaças que Eng. Simango representa – Focus 1

Quando me chegou a quimérica informação sobre a decisão da liderança da Renamo de preterir Daviz Simango para candidato à edil da Beira, experimentei uns estonteantes rodopios antes de ligar já abalado de intermináveis tonturas a um amigo (já algures mencionado dentro deste espaço) que na altura se encontrava em Palma, na província de Cabo Delgado. Agreste e sagosa, minha voz deu foz ao sucedido dando-o a conhecer a triste notícia. O amigo interrogou-se, primeiro, se Afonso Dhlakama decidira por velhice, ou por um outro motivo que facilitasse a vitória muito facilitada ao adversário político, a Frelimo. E que foi motivo e apetites para sua inusitada satisfação.

Apostado a não dar cavacos ao dito zombeteiro, perguntei ao meu amigo, se neste caso ele não podia pensar como cidadão. Pensar primeiro pelo bem da nação. Pensar como cidadão, não é apenas a servidão ao poder, ao status quo. Pensar como cidadão extravassa os labirintos períscos das organizações partidárias, e desemboca na nação, aquela que nos compele a ser cidadãos e sua parte activa. A meu ver, essa devia ser a posição do meu amigo que, ao invés, optou, convenientemente mudar de conversa.

Para quem se interessa na análise discursiva ou simplesmente reflecte sobre discursos, tem na atitude do meu amigo uma boa matéria para tirar ilasões. Todos, independemente do nível de escolaridade, podemos muito bem reflectir sobre a retórica discursiva relativa à (re)candidatura de Daviz Simango a edil da Beira.

4 comentários:

Unknown disse...

O lha reflecrindo!

Várias são vezes que eu expliquei que o problema da RENAMO é o Dlakama e seus Conselheiros infelizmente estou alamentar pelos intelectuais e académicos que julgavam já haver espaço ao nível político para libertarem sua mentes.

O que não consigo enterpretar até hojé é porque é que os ignorantes e seus aliados sofrem complexo de inferioridade ao lado de um académico?

O que trauma Daviz Simango é a sua habilidade, competência e Mérito de governar!... isto ameaça Dlakama.

Portanto ele infelizmente pode se extinguir mas com Dlakama no poder digo lhe meu irmão a RENAMO está nos seus últimos dias para para ver os resultados das eleições, há informações segundo as quais os jovens estam a devolverem cartões da RENAMO em alguns pontos do País. Mesmo eu se fosse da RENAMO devolvia porque não podemos estar a alimentar cabeças com crise amnésico...

Pense comigo

Ximbitane disse...

Que conselheiros CJ? esta provado que esses nao existem! Ceus, como podem engolir tantos sapos?

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Meu irmão Chacate, tens razão. Mas concordo com Ximbitane que nada de conselheiros porque ele não penso que Afonso Dhlakama tenha algum conselheiro. Isso está-se provando.

Não sei o que podem fazer os jovens filiados à Renamo perante um presidente que se orgulha em ser DITADOR?