sábado, dezembro 20, 2008

Daqui não saio, daqui ninguém me tira!

Dá para nos lembrar, mas não dá para compararmos. Num comício popular, se a memória não trai, em 1980, (ou alguém que me ajude) Machel disse “ Daqui não saio, daqui ninguém me tira...”, o que acabara de ser composto numa música, produzida por que grupo? O discurso era contra os ataques do regime do apartheid ao nosso país e teve um apoio incondicional do povo moçambicano. Nada de confundir estes ataques com a guerra civil.

Agora é Robert Mugabe a copiar o discurso, mas sem de facto apoio dos zimbabweanos, razão pela qual acho incomparável ao que Samora Machel dissera naquele ano. Porque se sabe que mesmo que composto, o discurso de Mugabe ninguém poucos o vão cantar, julgo-o de incomparável do discurso de Machel.

Mugabe disse que Zimbabwe lhe pertencia, o que constitue um discurso falacioso, pois Zimbabwe é de todos os zimbabweanos, incluindo Tsvangirai, Muthambara, Moyo, farmeiro sem cor de pele. Roberto Mugabe devia deixar de conotar seus opositores ao colonialismo britânico, esse discurso que poucos escustam. É um discurso falacioso.

Pelo que me parece, em África em geral, e no Zimbabwe em particular, já há paradigma quanto à atitude de Roberto Mugabe. Os apoiantes de Mugabe vir-se-ão vencidos, nos próximos meses ou anos. Robert Mugabe que perdeu a grande oportunidade de manter-se presidente nos proximos cincos anos, pode estar agora a sujeitar-se ao Tribunal Internacional contrariando ao que pensou que ninguém lhe tiraria do poder.

Leia também aqui

Sem comentários: