quinta-feira, maio 07, 2009

Explicando-me sobre o “Voz da Revolução” aliás Xana...

Normalmente discuto/debato com todos os que me interpelam. Normalmente procuro explicar-me de certas coisas que eu tenha dito e que não tenham sido bem entendidas por quem me interpela. Não é a diferença que tenho medo, antes pelo contrário aprecio-a muito. Desde cedo aprendi viver com diferença. Lembro-me, que houve comentadores em alguns fóruns que me acharam com muita paciência de me interagir com aqueles que foram vistos como simplesmente provocadores.

Contudo, embora raras vezes, se eu provar essa inútilidade, consigo dispensar qualquer discussão e continuo a reagir apenas para não parecer que finjo em não ter visto o comentário. Eis o caso Xana, Voz da Revolução, Constantino, Zainabo apenas para mencionar alguns dos nomes de que tem se atribuido a si mesmo. O meu ponto de partida para a prova sobre o A Voz da Revolução, é o comentário abaixo:

Ola

Se o cenário da Renamo da Beira tivesse acontecido em Maputo notariamos com mais facilidade que a Renamo é um Partido cheio de ambiciosos e gente que não olha para meios para atingir os seus fins.
Em Maputo há muitos renamistas Pro-Daviz que não se apresentam publicamente por medo de represálias pelo líder, fazem-nos usando pseudónimos, mas dizem que são defensores da democracia e liberdade.

Mas atenção que Daviz Simango já desenhou o seu fim político porque vai perder as eleições na Beira e não terá mais nenhum espaço na arena politica nacional, uma vez que, mesmo os seus apoiantes fantasmas actuais irão voltar para as bases anteriores.

Reflectindo, Araújo e outros. Quero ler os vossos posts em Finais de Novembro de 2008, após o anuncio dos resultados das autárquicas na Beira. Espero que o disco riscado da fraude não volte a tocar senão estragamos a máquina.

Xana
Voz da Revolução
Retirado
daqui.

Apesar de eu ter lhe pedido, o “A Voz da Revolução”, nunca veio explicar-nos do que falhou nos seus cálculos. Já o aturei muito, mais do que os seus próprios camaradas. Mais do que ajudar a Frelimo, tenho dito que indivíduos como este, só despertam o cidadão pacato que sempre engoliu sapos, apesar de ver-se excluido nos seus direitos de moçambicano.

21 comentários:

Anónimo disse...

OLÁ REFLECTIDO. É SEMPRE COM UM PRAZER RENOVADO QUE LEIO OS TEUS ARTIGOS.

ESPERO NAO SER NECESSÁRIO DIZER O QUANTO ENTRISTECE-ME O TER DE LER AS BARBARIDADES E INVERDADES QUE O FULANO DA VOZ DA REVOLUCAO, NUNOAMORIM OU SEI LÁ COMO QUER SER CHAMADO, TEM ESCRITO AQUI NESTE BLOG.

AINDA HOJE NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA CONVERSEI COM TRÊS COLEGAS DA BANCADA DA FRELIMO E UM JORNALISTA PRO-FRELIMO SOBRE ISSO E FIQUEI SOSSEGADO POR SABER QUE AFINAL DE CONTAS OS SEUS COLEGAS DE PARTIDO TAMBEM REPROVAM ESSES ACTOS E DISSERAM-ME QUEM NA VERDADE É ESTE ILUSTRE CONHECIDO.

É SIMPLESMENTE TRISTE E LAMENTÁVEL PARTICULARMENTE AGORA QUE SEI EXACTAMENTE QUEM É.

APROVEITO NO ENTANTO PARA DISSIPAR ALGUNS EQUÍVOCOS SOBRE A MINHA NATURALIDADE: SOU NATURAL DA CIDADE DA BEIRA,COMECEI A ESTUDAR EM CATANDICA E DEPOIS MUDEI-ME PARA ANGOCHE ONDE PASSEI A MAIOR PARTE DA MINHA INFANCIA E ADOLESCENCIA E ONDE FUI PROFESSOR. DEPOIS MUDEI-ME PARA A CIDADE DE NAMPULA ONDE CONTINUEI OS ESTUDOS ANTES DE SEGUIR PARA MAPUTO ONDE FREQUENTEI O ISRI E DEPOIS BRASIL E MAIS RECENTEMENTE PORTUGAL. RESIDO DESDE 1995 ATE HOJE NA CIDADE DE MAPUTO ONDE TAMBÉM NASCERAM A MAIOR PARTE DOS MEUS FILHOS. PORTANTO, VIVI A MAIOR PARTE DO MEU TEMPO NA PROVINCIA DE NAMPULA E FORA DA CIDADE DA BEIRA E DO DISTRITO DO BUZI DONDE É ORIGINÁRIA A MINHA FAMILIA MATERNA.
MEU PAI NASCEU EM NOVA MAMBONE(INHAMBANE) EMBORA OS SEUS PAIS FOSSEM PROVENIENTES DE CHILOANE(MACHANGA).

NA CIDADE DA BEIRA FREQUENTEI A SETIMA E A OITAVA CLASSE( PELO FACTO DE NESSA ALTURA NAO TER SIDO POSSIVEL FREQUENTAR ESSES NIVEIS DE ESCOLARIDADE EM ANGOCHE).

CONCLUINDO, SOU BEIRENSE DE NASCIMENTO E NAMPULENSE E MAPUTENSE DE VIVENCIA, OU SEJA SOU O PRODUTO DA MOCAMBICANIDADE.

NO BÚZI SÓ VIVI UM ANO JUNTO DA MINHA AVÓ MATERNA EM 1976. GOSTO IMENSO DO BÚZI DONDE GUARDO IMENSAS E BOAS LEMBRANCAS MAS INFELIZMENTE NAO SOU NATURAL DESTE DISTRITO.

ISMAEL MUSSÁ

Voz da Revolucao disse...

O Ismael Mussá é um cara-de-Pau mesmo. Está aqui a negar categoricamente que é do Buzi sob capa de anonimato. O Sr Ismael Mussa Pensa que se esconde por detrás da blogosfera com uma cara e depois aparece com outra a enganar a quem ?
Se sabe quem é o Voz da Revolução então engana-se redondamente porque o vozdarevolução é um blog colectivo. Somos muitos a escrever. Também estamos na Assembleia da República. DESAFIAMO-LO A DIZER QUEM É OU QUEM SÃO VOZ DA REVOLUÇÃO NA SUA VISÃO, E NÓS DIREMOS QUEM É ISMAEL MUSSA NA BLOGOSFERA.
Voltando a si ISMAEL MUSSA, SERÁ QUE ESTA MINI AUTO-BIOGRAFIA SUA NÃO É UMA ESTRATÉGIA PARA SE APRESENTAR COMO CANDIDATO A DEPUTADO PELA CIDADE DA BEIRA PELO MDM ?
Conhecemos os intentos ambiciosos excessivos de parte de V.Excias, mas não imaginavamos que viria a público implorar que é natural da Beira. A naturalidade está registada e Beira é mesmo aqui ao lado, não precisamos de revendica-la.

Xana
Dondo

Nelson disse...

Camarada Xana, dessa vez entraste pelo mato mesmo!
“O Ismael Mussá é um cara-de-Pau mesmo. Está aqui a negar categoricamente que é do Buzi sob capa de anonimato”.
Olha “querido” o IsmaelMussá assinou no fim do comentário que escreveu, razão pela qual soubeste que foi ele que escreveu e não sei como é que na mais santa ignorância vens cá dizer que ele está “sob capa de anonimato”?
Ismael Mussá explica e claramente onde nasceu, onde passou maior parte de sua infância e adoloescência, onde estudou, explica a origem dos seus progenitores e não entendo como alguém que esteja no seu perfeito juízo pode vir dizer que ele “está aqui a negar categoricamente que é do Buzi”.
A Ismeal Mussa é fácil conhecer. Temos o percurso dele. Passou pela Universidade Eduardo Mondlane. Vemo-los na televisão se identificando com oque diz. Escreve para jornais. Fala no parlamento, em debates televisivos. Assina com seu nome real oque escreve por isso não consigo perceber como é que como diz o camarada “O Sr Ismael Mussa Pensa que se esconde por detrás da blogosfera com uma cara e depois aparece com outra a enganar a quem”?
“SERÁ QUE ESTA MINI AUTO-BIOGRAFIA SUA NÃO É UMA ESTRATÉGIA PARA SE APRESENTAR COMO CANDIDATO A DEPUTADO PELA CIDADE DA BEIRA PELO MDM “
Achei uma boa dose infantilidade nesse trecho pois pelo que sei nada impede à Ismael Mussá de se candidatar pela cidade da Beira pelo MDM e se o desejar não penso que seja necessário “inventar” uma biografia.
Para terminar, Xana estás no parlamento, no Dondo ou em Gorongosa? Se estás no Dondo ou Gorongosa seria possível organizarmos e nos encontrarmos um dia desses para discutirmos Moçambique sentados, cara e quem sabe a volta duma cervejinha? Conheço uns cantinhos no Dondo e na vila da Gorongosa que dariam bem para isso e tenho lá uns amigos que são camaradas como tu mas com um pouquinho mas de cuidados nas palavras. Sem querer, nos envolvemos na campanha do candidato da Frelimo para o munincíoio da Gorongosa e fiz muitas amizades. Como vês, para mim não ser da Frelimo não significa me “dismiolar” completamente quando tenho que me dirigir aos frelimistas como se de inmigos se tratassem

Nelson disse...

Caro Ismael Mussá, penso que foi bom teres nos falado um pouco da sua história. Assim deixas “sem fala” quem especulando as suas origem procuram atacar o MDM e sei lá oque mais. É claro que existiram pessoas como o Xana que se esforçarão a agir como auténticos ignorantes e consiguirão entender errado oque claramente dizes. É muita pena mesmo que as nossas simpatias partidárias cheguem ao ponto de nos “desmiolar” a ponto de defendermos barbariedades como o Xana faz.
Mando-lhe abraços de Chitengo-Parque Nacional da Gorngosa

Reflectindo disse...

Caro Ismael Mussá, um meu grande agradecimento, por teres feito duas coisas importantes pelo menos para mim:

1. Por falares da tua identidade real, dissipando assim as calúnias promovidas por Nuno Amorim e o tal "Voz da Revolucão". Não sei se para os "curiosos" era exactamente isso que eles queriam, mas o tempo vai dizer e pelo menos eu vou registando o que eles dizem.

2. Por teres nos revelado a conversa que tiveste com os teus colegas da bancada da Frelimo. Para quem é atencioso, provaste ao que eu disse a Juvenal, Viriato Tembe e Alfredo Langa em relação se o anónimo frelimista (e não só) que constantemente desafiado ao Nuno Amorim. Eu acredito que ele seja frelimista sei que racismo, tribalismo não é uma questão partidária, mas antes individual.

Um abraço

Reflectindo disse...

Caro Nelson, muito obrigado por teres dito uma parte do que eu podia ter dito e outra que eu talvez não teria conseguido alcancar ao "Voz da Revolucão".

Reflectindo disse...

"Voz da Revolucão"

Que ridículo, quem é anónimo aqui?

Sabes? Eu próprio reconheco-me como sendo um anónimo, embora assine como Reflectindo. Entratanto, o "A Voz da Revolucão", por não lhe bastar o título, assinas por diferentes nomes, pensando que estás nos atrapalhando. É bem possível, mas isso nem é para todos e muito menos para mim. Ora, ISMAEL MUSSÁ nunca foi anónimo nem sequer quis ser anónimo, pelo menos aqui no meu blog. O Nelsom disse-te bem e claro. Se o Mussá se identificou porque ele continuaria anónimo aos teus olhos?

Também pergunto-te do porque adiantas que o perfil de Mussá é de candidatura à Assembleia Provincial pelo MDM? Uma especulação policial? TU não achas que toda a gente estranharia isso? Que tens tu, membro declaro da Frelimo, a ver com as candidaturas doutros partidos a menos que elas lesem a Constituicão da República de Mocambique...

ISMAEL MUSSÁ disse...

Boa a noite a todos e um grande abraco de Maputo ao Nelson e ao Reflectido.
Estive em Nelspruit desde ontem e acbei de entrar na NET. Realmente nao entendo a preocupacao e a revolta do digníssimo NunoAmorim.
Eu julgo que é fácil confirmar a minha naturalidade e nao tenho necessidade de mentir quanto a isso. Quanto ao resto aconselho o interessado a conversar com o ministro Antonio Fernando ( comercio e industria)que foi meu professor durante a minha curta estadia na cidade da Beira, ao assessor do Ministro Oldemiro Baloi, Arstides Mac Arhur, que foi meu colega tanto em Catandica como em Maputo( ISRI), ao Francisco Mucanheia( secretario permanente do governo de Nampula) que foi meu colega em Angoche e Nampula e juntos tambem fomos forcados a dar aulas em Angoche.
Podes ainda conversar com o Embaixador Belmiro Malate( Botswana) e muitos camaradas teus que foram meus colegas no ISRI em Maputo e outros como o Juliu Nunes das Alfandegas, Joaquim Bule do Ministerio do Interior,etc que foram meus colegas de quarto na Escola Central do Partido FRELIMO na Matola (1988/91) enquanto estudantes bolseiros do ISRI.

Realmente tenciono concorrer a Asembleia da Republica e poderá ser por qualquer círculo eleitoral, incluindo a minha cidade natal donde fui eleito da ultima vez. Mas podes crer que terei todo o prazer de concorrer por Nampula ou Maputo e felizmente isso só depende do povo.
Ja agora podes ficar a saber que um dos deputados com quem conversei é o Galiza Matos Junior de quem respeito e prezo muito.

Nao gostaria de continuar este dialogo desnecessário uma vez que querendo podes confirmar a minha naturalidade já que a curiosidade é tanta.

Um abraco e bom trabalho a todos em prol da nossa democracia e ate breve,

ISMAEL MUSSÁ.

Voz da Revolucao disse...

Pensamos que no seu último post o Ismael Mussa, aspirante a Deputado da Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Sofala pelo MDM, continuou a fazer a sua "campanha" e a implorar a sua naturalidade Beirense.
Consideramos que Mussá pretende desviar-se das tendências de Buzi-zação do MDM, mas não deslumbramos razão para tanta explicação.
O facto de Ismael Mussá ser da Beira (ou de Buzi) não muda nada naquilo que o Nuno Amorim disse sobre a concentração de Beirenses e Buzienses na direcção do MDM. A Unidade Inter-distrital (Beira e Buzi) não significa necessariamente Unidade Nacional.
Só esperamos que o próximo SG do MDM venha de algum outro lado do País, assim provavelmente as tendências e cargas negativas provinciais reduzam. Mas isto também vai depender do recuo ou não das ambições políticas excessivas de Ismael Mussa.

Manuel

PS: CONTINUA EM ABERTO O DESAFIO AO ISMAEL MUSSA DE DIZER QUEM É OU QUEM SÃO O VOZ DA REVOLUÇÃO (PARECE QUE FEZ UMA GRANDE DESCOBERTA). NÓS DIREMOS LOGO DE SEGUIDA QUEM É ISMAEL MUSSA NA BLOGOSFERA E APROVEITAREMOS A OCASIÃO PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO FORMAL DO REFLECTINDO, AFINAL MUITOS ESTÃO CURIOSOS EM CONHECE-LO.

JOSÉ disse...

Ismael Mussá é sobejamento conhecido como político e patriota, não se esconde no anonimato em localidades fictícias.

Agora que esses Amorins e as diversas versões da Voz estão desmascarados e até rejeitados pelos próprios camaradas, penso que podemos tirar algumas ilações óbvias.

Eu não precisava do esclarecimento do Ilustre Ismael Mussá para saber que a história de Buzi é uma grande treta para desviar as atenções sobre o discurso racista, tribalista e divisionista.

Nós ainda estamos à espera do esclarecimento sobre a exagerada influencia dos Sulistas que não se coaduna com a realidade demográfica do País.

Também continuamos à espera do esclarecimento sobre as razões do discurso racista e tribalista.

Não percam tempo com questões periféricas, afinal o que estamos discutindo é mesmo o tribalismo e o racismo. Quem espera também desespera!

Enquanto estas dúvidas não forem dissipadas, estes mentecaptos estão identificados como confusionistas e provocadores preocupados apenas em implementar uma certa agenda obscura que não serve os interesses da Nação.

Estamos muito atentos e vigilantes às manobras sujas destes inconsequentes.

Nelson disse...

É com tipos como esses que nem vale a pena entrar na conversa. Conseguem desviar-se dos assuntos e tratar de questões que simplesmente não tem nada a ver. Ismael Mussá foi tão claro que chegou ao ponto de ser desnecessariamente claro. Apresentou alguns nomes apartir dos quais se pode confirmar ou desmentir oque ele diss eno seu primeiro comentário.

Anónimo disse...

Vou queixar ao Daviz que existem quessoas que querem nos retirar do poder dentro do MDM. Reflectindo e Nelson estao lixados, serao irradiados do MDM. Esse partido e nosso, partido de Beirense como Eu, Mussa e Ndaus como Daviz, Lutero, Ussore, Elias, etc, etc

Anónimo disse...

Jose es bem vindo, queremos brancos com ideias e dinheiro. Principalmente brancos que foram vitimas de operacao Frelimistas de 20/24

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim/Orlando Jaime (Antropólogo), anónimo,

Agora o Nuno Amorim já não assina como o seu nome nem é Orlando Jaime e nem se gaba como o único que se orgulha por ser Mocambicano?

Mas já viste, Amorim, que não deixas dúvidas de quem és porque tens o mesmo vocabulário de um racista, tribalista, divisionista, oportunista, com ofertas envenenadas à Frelimo mesmo quando te fazes de anónimo?

Onde estão as listas que te pedimos pois que essas seriam uma ESCOLA para todos nós os mocambicanos?

Reflectindo disse...

E eu diria, mais palavras para quê? pois o José já bem disse o que devemos fazer.

Ismael Mussá já fez até mais do que devia ter feito sobre a sua identificacão. Pelo menos os vítimas das manobras racistas, tribalistas e divisionistas do Nuno Amorim baseadas em fantasias, foram salvos.

Entrámos para desmascarar o seu colaborador Voz da Revolução/Xana e fiz este artigo para mostrar parte do discurso incoerente, insistentes, vazio de Voz da Revolução. Ainda não respondeu nada e como o Nelson disse, ele tenta desviar-se do assunto.

Eu trouxe aqui o comentário do Xana de 19 de Outubro do ano passo, reflectindo 100 % ao que ele gostaria que acontecesse. Talvez desejo quanto à democracia em Moçambique, tem ele ainda e por isso recordar-lhe que nem todas as vezes o destino das coisas depende do nosso desejo. O Jonathan McCharty já tinha o avisado imediatamente.

O que eu proponho a Ismael, é discutir sobre a patologia racista, tribalista, regionalista e divisionista com os parlamentares de todas as cores políticas. Há que discutirmos seria e abertamente sobre este assunto em Mocambique como se discute nos EUA ou na Europa. Porque não se discute vejo que há muitos, incluindo académicos que usam o discurso racista, tribalista e divisionista para fins individuais. A discussão sobre a questão do Zimbabwe seguiu e segue essa linha onde se notou e nota o oportunismo racista, tribalista, regionalista e divisionista de alguns. É MAU.

Chamar o José de colonialista e assassino ou Machado da Graça por mçambicano não genuíno, fere em primeiro lugar a cada moçambicano branco, mulato ou mistiço, às famílias inter-raciais, aos moçambicanos com origem asiática, aos amigos inter-raciais, etc, independemente da sua simpatia partidária. Afinal este discurso afecta também aos membros e simpatizantes da Frelimo brancos. Isso que tenho notado em Moçambique e entre alguns moçambicanos. Muitos pensam que é OKEY, falar mal de moçambicanos de outra cor de pele, de outra etnia, de outra região sem saber que isso ofende a muitos e mesmo esse com a pessoa está a falar.

Nota: Vejam como o Nuno Amorim recorda ao mundo da acção 20/24 e que duvido que ele tenha perguntado isso a Armando Guebuza que nem quer que as pessoas recordem-se disso. Nuno Amorim, se Guebuza se orgulhasse disse, devia ter se inserido na sua autobigrafia. Continuo a dizer que estás com ofertas envenenadas, e a Frelimo pode estar a aperceber-se disso.

Anónimo disse...

Alo Reflectindo, essa de Nuno Amorim nao percebi. Nos os ndaus do MDM queremos o Mussa como Secretario Geral. O MDM foi construido por Ndaus e queremos um ndau para Secretario Geral. Alguns intelectuais ja comecaram com ambicao e querem substituir o Carvalho, alegando que eh arrogante. Quando o Carvalho lutava para o surgimento do MDM onde o MDM estava?

umBhalane disse...

"Anónimo disse...
Jose es bem vindo, queremos brancos com ideias e dinheiro. Principalmente brancos que foram vitimas de operacao Frelimistas de 20/24

Maio 10, 2009"

Não, não vou entrar neste tipo de "conversé" mas apenas contribuir para o esclarecimento do Sr. Anónimo.

A maior parte, mas mesmo a maior parte da operação 24 / 20 foram precisamente NÃO BRANCOS.

Se estivessemos numa batalha naval, diria:

- TIRO AO LADO.

Boa continuação.

Nelson disse...

Sorry, esgotou-se a minha capacidade de ouvir(ler) babozeiras. Decidi nao ligar a minima para os anonimos. Quem nao tem "tomates" para se identificar com oque escrever nao merece a minha atencao. Fui!!!

Reflectindo disse...

Caros UmBhlane e Nelson, não estou respondendo ao Nuno Amorim feito agora de anónimo porque o que eu tinha para dizer neste tema já esgotou. Agora estou juntando o material a partir do que ele vai dizendo para o próximo texto.

Ismael Mussá disse...

Olá Reflectindo, Nelson, José, camarada anonimo e amigo Voz da Revolucao. Acabei de Mpanda Ncua( Tete) e só agora pude entrar na Net. Julgo que já nao há mais nada para dizer perante as besteiras do nosso amigo comum 9voz da revolucao). Resta-me desejar sucessos ao Reflectindo na recolha do material para o próximo texto.

Ismael Mussá disse...

Quis eu dizer na mensagem anterior que acabei de chegar de Mpanda Ncua(Tete) e que só agora pude entrar na Net.