quarta-feira, outubro 14, 2009

CAMPANHA ELEITORAL - Dezanove partidos anunciam apoio a Daviz Simango

DEZANOVE partidos da oposição parcial e ou totalmente excluídos da corrida eleitoral para as legislativas deste mês declararam ontem o seu apoio incondicional ao candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, nas presidenciais deste ano.

Trata-se da CDU, PARENA, PAREDE, PASOMO, PACODE, PASDI, PSDM, PARTONAMO, PUMILD, PUPI, MPD, PANAOC, PRDS, PRD, SOL, UNAMO, PANADE, coligação União Democrática, UDF e PCD, que sustentam a sua posição no facto de considerarem Daviz Simango como único concorrente à Ponta Vermelha que “garante uma esperança de um Moçambique verdadeiramente inclusivo”.
Falando em nome dos demais, Francisco Campira, líder do PASOMO, disse em conferência de imprensa que o programa de governação que é proposto pelo candidato do MDM dá garantias de um “Moçambique para todos e não para alguns, como acontece hoje”.
“Daviz Simango é o candidato da juventude; o candidato da esperança; o candidato batalhador, que percorre todo este país a pé e de carro, quando os outros andam a sobrevoar os problemas do povo, gastando em aluguer de helicópteros avultadas somas em dinheiro, que tanta falta fazem ao povo moçambicano”, disse Campira.
Aquele dirigente partidário referiu que por tudo isto Daviz Simango merece a admiração e simpatia de todos, dai que os militantes e simpatizantes destas formações políticas vão sair à rua para pedir aos eleitores para votarem no candidato presidencial do MDM para que este forme governo e dirija o país nos próximos cinco anos.

Fonte: Jornal Notícias (15-10-2009)

30 comentários:

Mzimu wa Akayinga disse...

Merecido. Na verdade a oposicao precisa e unir-se para tentar mudar o rumo das coisas. Desdenhei a atitude do PIMO, dos Verdes e os Trabalhistas...

Júlio Mutisse disse...

CDU, PARENA, PAREDE, PASOMO, PACODE, PASDI, PSDM, PARTONAMO, PUMILD, PUPI, MPD, PANAOC, PRDS, PRD, SOL, UNAMO, PANADE.

Grande apoio.

Anónimo disse...

Concordo com Júlio Muthisse. Aqueles dezanove Partidos representam um grande apoio para Daviz. É sabido que esses Partidos arrastam grandes multidões nas suas actividades. Os seus líderes, ao contrário de Sibindy, Massango e Mabote, são extensivamente conhecidos até por crianças em idade escolar.

É realmente um apoio encorajador.

Viriato Tembe

Chauque disse...

os partidos da oposiçao devem unir-se a todo custo de modo a emfrentar o Partidão e nao ajoelharem-se e pedir dsculpas ao partidão, e meia volta queixam-se de que em moçambique 1 dia voltará o MONO, emquantos os mesmos partidos é que querem a Frelimo

a frente é o caminho

Nelson disse...

Camaradas!
Grande ou pequeno apoio, apoio é sempre apoio.
Alguém consegue convencer-me que a Frelimo precisava mais do que o PIMO daqueles milhares de Meticais que Sabindy do PIMO “ofereceu” à Frelimo aquando do nono congresso em Quelimane?
É nessa hora que eu adoro(estou a ser irónico) a ironia dos meus campatriotas

Reflectindo disse...

Caro Domingos

Achas meu irmão que Sibindy e mesmo Miguel Mabote foram alguma vez da oposição? Para mim, valeu pena que não estejam a atrapalhar a ninguém.

De facto, o mais positivo e que se deve capitalizar a partir de agora é o sinal de uma oposição unida. Isso está sendo conquistado e não deve se desperdiçar.

Aquele abraço

Reflectindo disse...

Amigo Mutisse

Nem que seja ironia, o mais importante é que a oposição mostre-se unida para que ela seja levada a sério pelos eleitores. Não concordas comigo?
Eu penso que ao médio e longo prazo isto é bom.

Abraço

Reflectindo disse...

Amigo Chauque

Todos sabem que a união faz a força. Todos diziam antes em conversa que precisava-se duma oposição forte e unida. Só que ao acontecer, até pode ser que já comecem a agitar este e aquele partido para retirar o seu apoio a Daviz Simango. Como diz UmBhalane, é muito necessário conhecer bem a...

Abraço

Reflectindo disse...

Caro Nelson

É preciso conhecer bem a eles. Já os conhecemos melhor, sobretudo, a partir de Março 2009.

Abraço

Jonathan McCharty disse...

Exceptuando alguns partidos "moleques" (total de 3), como alguem referiu no outro lado, o resto da oposicao (26 partidos) vai apoiar incondicionalmente a candidatura de Daviz Simango!!

Querendo ou nao, mesmo que matematicamente, isso e' obra!!

Esses sao partidos com "membros" e "simpatizantes" que acabam de se tornar combatentes pela eleicao do candidato jovem e verdadeiramente comprometido pela causa do povo Mocambicano!

Quando falamos em REVOLUCAO, falamos de coisas como estas! Um verdadeiro movimento de "grassroots", com os pes no chao, porta-a-porta! E' assim como MUDANCAS acontecem!! Nao e' a sobrevoar a miseria do povo com helicopteros pagos com dinheiro dos nossos impostos!!

Os "compadres", com o medo que os tem atormentado faz tempo, aparecem aqui procurando se fazer passar por tranquilos!! Mas estao com medo!! Muito medo!!

VAMOS LA' MASSIVAMENTE VOTAR A 28 DE OUTUBRO!! OS CARRIS ESTAO A ESPERA DESTE COMBOIO, PARA CONDUZI-LO NESTA VIAGEM DO DESENVOLVIMENTO!!

NOS, A GERACAO 28 DE OUTUBRO, VAMOS FAZER ISSO ACONTECER!!

Linette Olofsson disse...

Os partidos da oposiçao unem-se para fortalecer a oposiçao em todo o Mundo, nunca ao contrário.
Mas na nossa embrionaria democracia, tudo é possível.
Par mim é um "fenómeno" a ser investigado, mas nao me admiro das atitudes destas pessoas.
O Massango, há tempos no aeroporto da Mavalane,numa boa conversa,dava-nos a entender uma outra versao...
Quando o vi nas camaras da STV a prestar tal apoio, quase que nao acreditei! mas tudo é possível.

O espectaculo começou quando o Sibinde ofereceu o cheque no congresso da frelimo em Quelimane e quando o Marcus Djuma sem querer deu vivas a frelimo num comício em Gaza...
Estes tres partidos, nem sequer ao terceiro mais votados chegaram...

Paúnde dizia na sua ultima visita em Nampula de que a frelimo, nao precisa de se coligar a nenhum partido!!!

aminhavozz disse...

Honestamente... a oposição moçambicana não perde nada com a saída do PIMO, Verdes e Trabalhistas...
A grande diferença entre eles e o grupo (mais largo) que agora apoia o Daviz, é que pelo menos estes últimos são mesmo oposição...

Unknown disse...

É interessante ver como pensam os meus amigos aqui. Apoiar a FRELIMO é mulequismo, o reforço da oposição é mais importante... porquê? Porque coarctar a vontade dos que se realizam com a FRELIMO no poder? SIbindy só seria da oposição se apoiasse Daviz e não o candidato que, de entre os concorrentes, mostra-lhe mais possibilidades? Come on Reflectindo e Jonathan sejam mais comedidos

Anónimo disse...

Caro Reflectindo, aí na Europa onde vive não costuma ver um Partido da oposição (por exemplo os Verdes) mais perto de um Partido no Governo (sobretudo quando é da esquerda) do que aliar-se à oposição (principalmente quando esta é a direita)?

Eu conheço muitos Partidos de oposição na Europa que estão mais perto do Partido do governo do que de outros Partidos da oposição.

Um exemplo, o Partido Comunista Português está mais perto do PS do que do Partido de Paulo Portas.

Só em Moçambique, onde algumas pessoas da oposição se definem por um antagonismo cego e selvagem à FRELIMO, é que constitui um prcado um Partido da oposição aliar-se ao Partido da situação.

Pessoas como Linnete e Reflectindo sabem que o que estou a dizer é verdade. Fico por isso admirado com as suas posições.

Oposição não pode ser confundida com ódio à situação, como alguns deixam tranparecer.

Obed L. Khan

Anónimo disse...

A tal união da oposição tão celebrada aqui não está a durar muito. Muitos dos Partidos que foram arrolados como sendo apoiantes de Daviz Simango estão a demarcar-se e a declarar o seu apoio a Guebuza.

Parece que alguns festejaram cedo.

Há muita gente na blogosfera que vai ter muita dificuldade de gerir uma derrota dos seus candidatos. Sobretudo aqueles que apregoam um discurso de ódio. Pessoas dessas existem na oposição e existem na FRELIMO. Chamar os outros de ladrões, de delapidadores do tesouro público, de incapazes, é tudo menos fazer oposição.

Considerar o processo eleitoral como um jogo de tudo ou nada, onde o que interessa é apenas a vitória, sendo que esta deve passar acima de tudo, é tudo menos ser democrata.

Vamos deixar janelas para podermos encaixar possíveis derrotas dos nossos Partidos e candidatos. Sobretudo no discurso público.

Muitos fazem um discurso de ódio. Mas pode acontecer que o seu candidato tenha uma votação tão inexpressiva que mesmo o discurso da fraude deixará de ter credibilidade.

Mais paz nos comentários e nas postagens.

Salatiel Ngomane

Reflectindo disse...

Obed. L. Khan

Só uma pergunta para ti: Onde que me conheceste? Quem te faz conhecer-me? O que te faz conhecer-me? Isto é quem te apresenta a mim? Porquê? Alguma vez fui pedir-te guia de marcha para te dizer que ia a este e aquele lugar?

Eu te conheço pela blogsfera e respeito-te só por isso. Não sei nada de ti e nem procuro saber nada sobre isso. Acho a tua atitude com a qual suponho teres uma vez vindo com o pseudónimo de Sabino Matsinhe de pouco respeito para com a minha pessoa. Pelo menos eu não aceito a tua forma de fazer-te de quem penetra clandestinamente na vida das pessoas. Desculpe-me, mas eu não aceito. Desculpe-me, Obed! Não estou a entender o teu problema?!?!? Porquê não te peco pão? Isto por um lado.

Por outro lado, todos os que comentaram e comentam aqui estamos a participar no debate cada um com a sua ideia.

Se é para discutir temas é só nos temas.

Espero que eu tenha sido bem claro.

Reflectindo disse...

Caro Maguazi,

Quero acreditar que saibas o problema dos partidos em Moçambique. A questão é falta de definição clara de blocos a que cada partido se insere. Pelo que sabemos, até criam-se partidos para só atrapalhar a democracia e sobretudo à oposição. E esse problema está também nas dissidência, deserções etc. O PIMO, os Verdes ou Trabalhistas têm o direito de direito de se aliar a quem quiserem, mas que sejam claros que estão com o partido no poder ou oposição. Assim os membros e simpatizantes sabem como eles mesmos podem decidir.

Reflectindo disse...

Cara Zenaida

Eu também digo, pois para além dos números, Sibindy e Mabote apresentaram-se publicamente como aliados da Frelimo.
E falando de números, acho que todos temos que ter em conta que temos acima de 30 partidos da oposicão. Estes não fazem alternativa por falta de união.

Reflectindo disse...

Caro Salatiel Ngomane

Celebrar a união dos partidos da oposição é um olhar positivo e de esperança ao passo que celebrar desunião é um olhar negativo.
A desunião é um problema da oposição pelo que quem recua, retrocede o processo democrático. Mas mesmo assim, deixe-me ser positivo, meu caro: acho ser muito bom, pois sabemos onde cada partido se inclina. Hoje ninguém se preocupa com o PADEMO porque os moçambicanos sabem para que lado ele vai.

Quanto ao resto, é a sua opinião, é a diversidade de opinião.

Anónimo disse...

Sabino Matsinhe? Que personagem é este agora? Assino sempre os meus comentários da mesmíssima maneira. Tenho muito orgulho neste nome que me foi dado.

A minha pergunta permanece: Nunca viu um Partido da oposição (por exemplo, os Verdes) mas propenso a fazer alianças com um Partido da situação (principalmente quando é da esquerda) do que com outros Partidos da oposição (sobretudo quando estão muito encostados à direia)?

Em Portugal, um país que muitos de nós acompanham através da RTPI, há casos em que, sobretudo nas autarquias, o PCP (na oposição) estabelece uma aliança com o PS (no governo) para bloquear o avanço de uma candidatura da direita.

Isto é normal em política. Muitos de nós sabemos disso. Sendo assim, porqué diabolizar os ecologistas, o PT e o PIMO quando se aliam à FRELIMO? Para mim esta é uma atitude normal.

Vi muitos a sugerirem que estes Partidos perdem legitimidade na oposição. Mas quem dá legitimidade são os eleitores e não os analistas.

Pode até acontecer que estes Partidos sejam premiados pelo voto dos eleitores, em próximas eleições, devido à sua sagacidade no momento de estabelecer alianças.

Obed L. Khan

PS. Se ofendi Reflectindo lamento bastante. Não foi minha atenção e nem percebi ainda porque se zangou. Parece-me que foi por ter dito que vive na Europa. No entanto, eu não advinhei este dado. O próprio Reflectindo é que me informou. Se quiser posso até dizer como me prestou essa informação. E para mim, dizer que um indivíduo vive na Europa está longe de ser um insulto. Em todo o caso minhas desculpas.

Unknown disse...

Acho que uma referência de que alguém vive num determinado ponto do país ou do mundo não deveria ser ofensivo para ninguém. Esta é a minha opinião.
Não imagino como ficaria o amigo se o Obed, sabendo de algo, contasse aqui que, por exemplo o amigo havia abandonado 12 filhos casando-se com uma estrangeira passando a viver na terra desta deixando a sua sorte os tais FILHOS se só a referência de que vive na Europa o repugna.
Mas não é disso que tratamos aqui. Já vi que não gosta.
Qual é a clareza que quer para além deste alinhamento? Deixam de ser da oposição porque, nestas eleições se juntaram à FRELIMO?

Reflectindo disse...

Caro Obed.

Traz-me essa informacão que te dei que eu vivia na Europa.
Digo em definitivo que essas referências não gosto. E estranhamente vem dum único lado como se quisessem dizer que estão a procura de mim por todos os lados. Esse lado nunca fala dos seus que já vivem no Marte. Estamos a discutir de Mocambique entre mocambicanos. Já diversas vezes eu disse que NÃO GOSTO E NEM QUERO ESSA MANEIRA DE TRATAMENTO.

A tua pergunta é interessante e tenho respostas, mas porque me repugno com as tuas/vossas tendências, prefiro não respondê-la. Costumo terminar aconselhando a leitura deste artigo do Bantulândia aqui

Reflectindo disse...

Caro Maguazi,

Só para ver, o teu próprio preconceito sobre se alguém vive no estrangeiro. E se alguém te dissesse que abandonaste Niassa para a cidade de Maputo e para lá nunca foste há já 20 anos? E se alguém te perguntar sobre quantas mulheres engravidaste mesmo em Maputo e que não tenhas assumido?

Muitos têm a mania que são eles que conhecem o país simplesmente porque vivem em Moçambique. Isso é suficiente? Quantas vezes eles vão mesmo a Xipamanine para sentirem o sofrimento daqueles com casa de caniço senão para irem beber cervejas bem geladas. Quantos desses vão para Murruto ou Puepue e ficarem lá três ou quatro dias, para verem uma mamã que despende 4 a 5 horas a procura de uns 20 litros de água? Muitos pensam que são eles que fazem muito por Moçambique só porque vivem em Moçambique, mas com que cálculos? Com que base? Não é que não sabemos o que se pretende dizer, aliás subtilmente se quer dizer que está fora do país é ALIANADO e não pode dizer nada sobre nós.

Já que este não é o tema. Que quiser faça comentário sobre o vosso ponto de vista aqui no Bantulândia. Mas terei que relancar o tema aqui no Reflectindo.

O estranho é que eles nunca dizem isso aos seus aliados que vivem no Marte.

Quanto à questão das actuais alianças e apoios, penso eu estarmos a desperdiçar um momento próprio que serve para impulsionar o nosso processo democrático. Aqui concentramo-nos em ataques supérfluos quando devíamos debater de maneiras a compreender sobre o significado das novas alianças. Nos recordemos que houve muito esforço, durante os últimos cinco anos para que a oposição se unisse, mas sempre resultava em guerras. O grande problema foi, a meu ver, o egoísmo por parte de todos os partidos. Não sei se esta espontaneidade é paradigma, mas seria a boa coisa.

Volto depois.

Juvenal disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Juvenal disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Reflectindo disse...

Os comentários retirados são de autoria do Junenal, que me parece que é usando o cartão da Frelimo, ele pensa ter autoridade da agredir a minha integridade, integridade da minha família e dos meus amigos. Já posso imaginar com quem colabora, mas apenas é uma imaginacão até que eu apure a verdade.
Hoje mais do que nunca, já penso que o Juvenal pode estar a planear coisas perigosíssimas contra a minha família em Nacala e Nampula. Sinto-me obrigado a agir e já e agradecerei quem me ajudar.

Linette Olofsson disse...

Quem é o OBED L. KHAN?

Linette Olofsson disse...

Deus deu-nos cabeça e inteligencia para pensarmos!
Vamos usá-la em beneficio da sociedade!
Já disse que, é muito baixo desviar o debate e atacar as pessoas e sua vida privada.
Separem as coisas!
É cobardia, e falta de argumento.

Anónimo disse...

Obed L. Khan eh Obed L. Khan.

Quem eh Linnet Olofsson?

Acha mesmo, cara Olofsson, que insultei Reflectindo? De que modo insultei esse amigo com quem venho debatendo ha varios meses? Acha mesmo, minha cara senhora, que dizer que alguem vive na Europa eh um insulto?

Eu proprio vivi uma longa temporada fora da patria. Tenho dois irmaos que vivem no Kenya. Eh insulta-los dizer que vivem na Africa Orienta?

Obed L. Khan