domingo, setembro 12, 2010

Prof. Castel-Branco Critica Medidas Governamentais

As medidas anunciadas destinam-se apenas a apaziguar a população

Um prestigiado professor universitário moçambicano diz que a resposta do governo não trata das causas das causas da crise social que esteve na origem das manifestações da semana passada em Maputo. O Prof. Carlos Nuno Castel-Branco, da Universidade Eduardo Mondlane, em entrevista à VOA, comenta que as medidas anunciadas, há poucos dias, e afirma que estas se destinam apenas a apaziguar a população, como aconteceu há dois anos atrás por ocasião das manifestações de 5 de Fevereiro de 2008.

Escute aqui

Fonte: Voz da América in Debates e devaneios

27 comentários:

Abdul Karim disse...

As Rolas Voam ! As Rolas Voam ! As Rolas Voam !

'E A Seleccao Nacional de Mocambique !

A Voar !

V.Dias disse...

Nao entendo muito de economia, mas qualquer um, mal entendido na materia pode chegar a uma conclusao: o Governo atirou areia nos olhos do povo.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Claro que atirou, Viriato.

Vou te explicar como explicava o Professor de Macro, era de mauricias, deus aulas na UEM, esta me a sair o nome agora, o melhor Professor que eu tive, do curso de gestao claro.

'E assim:

Eles so dizem que nao vao roubar mais, nao mais, em volume, do que ja estao a roubar,

No, entanto nao dizem que vao deixar de roubar, e nem fazem mencao em diminuir o volume do roubo ate agora.

Ou seja, pretendem continuar na boa, no limite estabelicido agora, pos manifestacoes violentas.

Dito doutra maneira, eu prometo que nao vou roubar mais de 100, mas continuo e tenho direito a roubar ate 100.

Prometo que vou pedir emprestado para subsidiar o pao dos pobres, energia e agua que 'e do pais, nao vai subir, mas, o que eu ja estou a roubar, isso nao dou desconto, vou continuar assim mesmo, a roubar 100.

ou seja, eu tinha planos de roubar mais, mas como os vandalos abriram um pouco o olho, eu vou resover e prometer que nao vou roubar mais do que roubo ate agora,

Entao sou boa pessoa, porque ja prometi, so vou roubar, ate onde ja roubava, vou cancelar meus planos de roubar ate dezembro, ai todos ficam calmos e em janeiro, ja esta tudo normalizado, posso comecar a subir o meu "rendimento",

Percebeste, Mano ?

V.Dias disse...

Grande Karim,

Estou rendido com este ensinamento. Vou guardar e utilizarei sempre que o tema vir à tona. Quando souberes o nome desse professor, é favor de me mandar dizer por favor.

Gostei....

Zicomo

Abdul Karim disse...

Mano, tu gostaste, mas eu nao gostei,

E vou-te explicar porque:

'E que ate dezembro eles avisaram ao comerciante Karim, hao-de vir fiscalizar lojas dele, pra ver se ele poe preco no sapato que vende.

Como se ladrao fosse o comerciante Karim, e sapato que o Karim vende, fosse pao,

E disseram ao Noticias para editorial avisar aos vandalos, que 'e so ate dezembro, janeiro volta tudo ao normal,

Pode ?

O comerciante Karim esta mal, ja anda preocupado com imposto , multas, desvalorizacao de metical, e agora querem mandar mais fiscalizacao,

'E pro comerciante Karim fechar loja ?

Nao gostei nada, Mano !

Abdul Karim disse...

As Rolas Voam ! As Rolas Voam ! As Rolas Voam !

'E A Seleccao Nacional de Mocambique !

A Voar !

V.Dias disse...

Meu cunhado tentou investir em Moçambique.

Todos os meses lhe obrigavam a fazer envelopes para dar aos camaradas.

Quando falhasse o pagamento, entao os gorilas o ameaçavam em expulsar do pais. O meu cunhado teve de deixar o pais de regresso ao seu, a Belgica, isto no ano de 2005.

Para tras deixou muitas empresas nas maos de gorilas. E mais: centenas de trabalhadores que ficaram no desemprego. Queres nomes? Provas? Diziam eles que é a lei de indiginizacao da economia enntao em vigor em Mooçambique.

O meu falecido pai Joaquim S. Dias, por ter pertencido ao governo colonial portugues (e se a memoria nao me engana) um dos primeiros administradores do distrito de Moatize, em Tete, ficou sem a reforma, e preso durante anos. Graças a Hama Thai que foi restituido à liberdade.

Estes gorilas mesmo denunciados nao param de roubar e de matar. Mas este nao é o espaço ideal para expor este tipo de assuntos pessoais. O certo é que o comerciante Karim nao é a unica vitima desses gorilas.

Por força da vida fiquei amigo de muitos deles. Me pediram desculpas, aceitei. Andam ai alguns, hoje sao ministros, vice-ministros, herois assassinos.


Zicomo

V.Dias disse...

1986 a 1995 e nao 2005.

Mas nao faço destes episodios uma luta contra os Gorilas. Isto nao. Sou educado e religioso.


Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

O comerciante Karim nao expor problemas pessoais, esta expor problemas das decisoes que foram tomadas,

Como 'e pessoal, Mano ?

O comerciante Karim esta espera de eles virem.

O comerciante Karim nao subiu preco de nada, esta cobrir sozinho os prejuisos, sem subsideo.

Esta espera,

O comerciante Karim da emprego, paga imposto e tem preco no sapato, e nao vende pao.

O comerciante Karim esta espera deles.

Que venham.

V.Dias disse...

Assim vai o nosso pais. O nosso belo pais. Em todos os sitios por onde andava, com excepaco de Niassa que nao conheço, conheci pessoas e historias tristes de pessoas que os gorilas destruiram. Pena que o Dr. Aloni ja nao esteja entre nôs.

Quando forem as tuas lojas mande-os ver, a eles, se la fora ta a chover....

Zicomo

Abdul Karim disse...

As Rolas Voam ! As Rolas Voam ! As Rolas Voam !

'E A Seleccao Nacional de Mocambique !

A Voar !

batwoman disse...

Mas ao menos eles revoltaram-se enquanto que aqui(Portugal) nós nos acovardamos.

V.Dias disse...

Nao vejo o problema portugues como erro da governacao do PS. Entao Karim, selecionamos a Ana Paula???

Zicomo

batwoman disse...

Não falei em erro do PS ou erro de lado nenhum, falei da falta de atitude meu amigo. Isso é coisa que falta em Portugal. Atitude. O que existe é covardia, medo, graxice e falta de caracter. Meio mundo a enganar outro meio. Corrupção. E nós a vê-los e a agacharmo-nos. Que raiva amigo!!!! Detesto a subserviência!Onde fica a dignidade humana???? Eu hein?!!!!

Reflectindo disse...

Estás a ver afilhada? Os cobardes chamam a sua covardia de atitude civilizada.

V.Dias disse...

Percebi, Ana Paula!

Vivo em Portugal e nao ha uma semana que passa sem que haja greves, manifestacoes, etc., algumas delas completamente desnecessarias.

Nao acho que haja vedetismo ou complacencia do povo face aos mentirosos, o que acontece é que para aquilo que se reivindica, a violencia é desnecessaria.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Tu que es Selecionador,

Isto Seleccao Nacional de Mocambique,

Depois vao dizer que a Seleccao 'e de extrangeiros, tem mao externa, vai criar choque exogeno, vai aumentar crise internacional,

Mas podemos ter adeptos estrangeiros, intercambio 'e valido.

Ela tem ATITUDE.

batwoman disse...

desculpe amigo, mas luta é luta...e as nossas greves não são tantas como diz e já nem são o que deveriam ser porque as pessoas vivem com medo!

V.Dias disse...

Risos, olha la, nao nao me faças rir, pa.... Entao vamos coloca-la como acessora para os assuntos da greve quando a seleccao perder...Pode ser??? Ela tem atitude sim. Veja que é uma mulher corajosa e que da a cara.

Zicomo

PS: Tou a teclar de um computador cujo acentos ta em frances e sem oculos mal vejo....

batwoman disse...

looool desculpem mas eu fiquei do lado da revolta...parecia que eu estava aí a virar tudo do avesso. Faz falta virar a mesa...por vezes, essa coisa de ser civilizado é pra quem tem pão na mesa ...ora até o Afonso Henriques lutou contra a mãe...haja ATITUDE e olhar olho no olho e atirar com tudo pro ar se for necessário!

Estou raivosa hoje eheheheheh padrinho beijinhos muitos pa ti :-))))))

Abdul Karim disse...

Ana Paula,

Sempre que eu passo do teu blog, ele tem brisa fesca,

Relaxa,

Sem Stress,

batwoman disse...

eheheheheh ya eu sei foi um mosquito que me mordeu à bocado mas já pus alcool e já passou . eheheheheh sem stress grrrrrrrr eheheheh tou a brincar :-)))))) beijinhos

V.Dias disse...

O meu amigo Professor Jose Matosso chamou caudilho à Anfonso Henriques. Ele nao so lutou contra a mae como a enfiou na cadeia. E Chipande fez pior: rasgou o pai pela barriga.

Zicom

batwoman disse...

looooool e assim se fez este país se n eramos espanhois ou outra coisa qualquer, mas essa alma já n existe :(

Bem, olhem sou assim, mas n sou má acreditem, só que às vezes ...gostaria de poder fazer alguma coisa e sinto-me impotente. é só isso.
Vá fiquem bem beijocas vou calar-me :-))))

V.Dias disse...

Ate amanha a todos (Karim e a Ana Paula).

Vou fazer a mala, porque vem ai mais um ano de muito trabalho.

A nossa seleccao precisa de um seleccionador em forma...

Zicomo

Abdul Karim disse...

Tchau pra todos,

Eu tambem vou dormir.

Anónimo disse...

I was ωοnԁering if уou eveг thought of chаnging the laуоut of yοur ωеbsite?

Its veгy ωell wrіtten; I love ωhat youѵe gοt to say.

But maybe yοu could a lіttle more in thе way of content so ρeople could connect ωith it betteг.
Υouvе got an awful lot οf teхt
for only having 1 οг tωo imagеs.

Μaybe уοu cоulԁ space іt out better?


Also visit my blog post; pub equipment