quarta-feira, setembro 21, 2011

AS LÁGRIMAS DE CROCODILO DE MANUEL DE ARAÚJO

Nelson Livingston

Foi assim que alguém denominou as lágrimas que Manuel de Araujo, candidato à sucessão de Pio Matos no município de Quelimane nas eleições intercalares de Dezembro, deixou “rolar” durante a entrevista concedida ao jornal " O País". Entrevista cujos assuntos abordados estão a suscitar várias leituras desde a questionamento em torno da verdadeira motivação de Manuel Araújo se candidatar, o tratamento que os quadros da frelimo provenientes da Zambézia, vendedores do Mercado Estrela receberão em virtude do apoio que MA diz ter recebido deles até à dificuldade que a Frelimo tem em achar um candidato. Ler mais

14 comentários:

Abdul Karim disse...

Essas Eleições Vao Animar !

Muna disse...

Li e reli. Não reli, aliás, apenas li.

Tenho medo que a nossa sociedade (Moçambicana) se transforme em uma sociedade Portuguesa, lá onde as pessoas não fazem e nem deixam fazer.

1. Que mal tem as lágrimas de MA?
2. Que pecado capital comete o cidadão MA ao se candidatar à presidência do CMCQ?
3. Porquê ganhamos o hábito de criticar só por criticar?

Zicomo

Muna disse...

Não é esta a sociedade que enterra os seus talentos?

"Tudo parece estar centrado em enterrar os talentos para que não se percam, embora também não rendam."


Zicomo

Reflectindo disse...

Bom, não sei compreendi bem o texto, mas parece-me o Nelson não fez ligacão entre o título e o conteúdo. contudo o Nelson pode bem explicar-se.

O muito interessante é o conteúdo. Porquê a Frelimo tem dificuldades de encontrar um candidato?

Abdul Karim disse...

Oi, acabo o dia aqui, esse job de Campanha nao 'e facil... hoje passei o dia a correr de debate em debate... vou dormir.

Ate Amanha !

Essas Eleições vao animar !

Boa Noite Pra Todos ! aqui já sao 01.00h da Manha !

Essas Eleições vao animar !

Tchau !

Essas Eleições Vao Animar !

Reflectindo disse...

Boa noite, mano Abdul! Forca aí, estamos juntos, né?

Nelson disse...

Meus caros,
já ouvi de gente crescida e experiente, ouvi muito que política é um jogo sujo, por essa razão olho sempre desconfiado para todo político ou alguém com aspirações e isso não quer dizer que eu não acredite que hajam ou possam haver políticos honestos e que jogam limpo. Quando questionamos algo nem sempre é porque existe mal algum, "pecado capital" algum, não é por estar contra ou a favor. Muitas vezes questionamos na intenção de entender melhor oque nos parece menos claro.
"Criticar por critar" essa é completamente nova para mim. Nunca achei que fosse possível criticar por criticar, sempre achei que a crítica bem ou mal feita, bem ou mal intencionada acaba sempre produzindo algum resultado nem que seja denigrir o criticado ou revelar a estupidez do crítico.
O meu texto, escrito às pressas, é resultado das várias leituras que tenho acompanhado em torno da entrevista de MA ao "O País" e as lágrimas que deixou cair por Quelimane. Deixo isso bem claro no texto como também deixo claro que alguém denominou "lágrimas de crocodilo" às lágrimas de MA por isso eu agora é que não entendo a falta de ligação entre o título e o texto como o Reflectindo diz.
Porque a Frelimo tem dificuldades de encontrar candidato? Alinho parcialmente com os que acham que tem a ver com o perfil de MA e acrescento o factor Pio Matos.

Reflectindo disse...

Nelson, a falta de ligacão de que me refiro, é que no texto não aparece algo que fala das lágrimas, se bem que eu li bem o teu texto. Pelo que entendi , no texto falas do eleitorado de Quelimane, a popularidade de Pio Matos e a dificuldade da Frelimo em encontrar um candidato. No meu comentário concentrei-me ao conteúdo e não ao título. Aliás, é o que conclues mesmo neste comentário.

Muna disse...

Calma ai Nelson,

O erro foi meu. Todo meu.

Nao coloquei um separador depois destas palavras:

"Li e reli. Não reli, aliás, apenas li."

Do tipo:

-------

O que se segue ao separador é um desabafo geral, que nada tem a ver com o teu artigo. Nada, apenas aproveitei a actualidade do poste.

Peço condescendência pelo erro.

Zicomo

Muna disse...

Calma ai Nelson,

O erro foi meu. Todo meu.

Nao coloquei um separador depois destas palavras:

"Li e reli. Não reli, aliás, apenas li."

Do tipo:

-------

O que se segue ao separador é um desabafo geral, que nada tem a ver com o teu artigo. Nada, apenas aproveitei a actualidade do poste.

Peço condescendência pelo erro.

Zicomo

Nelson disse...

Reflectindo, falar de lágrimas até falo no primeiro parágrafo, onde procuro deixar claro a origem do título mas se olharmos para a proporção has-de ter razão no que dizes. Sinceramente minha intenção não era discutir a "autenticidade" das lágrimas de MA. Eu mesmo, sem nem sequer ser candidato à mayor da cidade ou natural de Quelimane, só por lá ter vivido uns anos, derramaria lágrimas por ela com toda facilidade, bastasse olhar para o estado em que ela ultimamente se encontra.

Reflectindo disse...

Nelson, então entendi bem tanto o conteúdo do texto como a tua intencão. Aliás, a intencão do autor de artigo/texto é o mais importante. Fico grato por saber que no meu comentário, lá no teu blog, não fintei tudo isso.

Nelson disse...

Quem procura ridicularizar as lágrimas de MA só pode fazxê-lo por desconhecer ou pior ainda, não queira conhecer, o estado lastimoso em que a cidade se encontra. Fazendo um paralelo com a cidade da Beira, eu disse num dos posts alusivo à mais um aniversário da cidade que só quem não quer e que não vê a mudança para o melhor que a cidade teve. Podemos até negar que tenha sido pela confirmada boa gestão de Deviz Simango e sua equipa mas não é possivel negar que a cidade tenha melhotrado em muitos aspectos. Quelimane está mal. Por culpa da frelimo, de Pio Matos ou não mas está mal e entristece e faz verter lágrimas a qualquer um que a viu antes. Pensando assim, concordo com Muna que não acha que seja novidade que um machuabo nato como é o MA tenha chorado por ela. Cristo chorou por Jerusalem, por aquilo que havia de suceder à cidade, MA chorou por Quelimane por aquilo sucedeu à cidade ao longo desses anos todos.

Reflectindo disse...

Não estou a fazer campanha, mas dizer a verdade. Vencer eleicões à conta da Frelimo é mesmo que pôr no inferno seus conterrâneos, se isso for. A província de Gaza que o diga.
Ora Pio Matos, um recrutado pela Frelimo para carimbar a vitória do partidão nada mais podia fazer.

Infelizmente, Nacala-Porto depois de bom trabalho e harmonia de Caetano (Frelimo) e Manuel dos Santos (Renamo), está sentir agora as garras da Frelimo. A cidade de Nampula é que nem falo. Tenho pena de Nampula. Se a culpa é de Namuaca ou não, não sei, apenas sei que é da Frelimo.