domingo, dezembro 25, 2011

Reconquista da Beira: Frelimo desenha plano estratégico

O PARTIDO Frelimo acaba de elaborar um plano estratégico visando a reconquista da cidade da Beira, município actualmente sob gestão da oposição.
Para o efeito, uma série de medidas do ponto de vista estratégico-políticas serão tomadas nos próximos dias, inseridas no seu plano suplementar para elevação da confiança do Governo, com objectivo de os “camaradas” ganharem de forma retumbante nas eleições autárquicas aprazadas para 2013.

Esta informação foi tornada pública recentemente na capital provincial de Sofala durante a cruzada de 45 dias levada a cabo pela Frelimo na Beira, liderada pelo Primeiro Secretário do Comité Provincial, Henriques Bongece.

Para o efeito, o Primeiro Secretario do Comité da Cidade da Frelimo na Beira, Lino Massinguine, revelou que uma sondagem feita recentemente dá algum favoritismo aos “camaradas”, mas reconheceu que ainda há um forte trabalho que deve ser realizado para que se consiga reconquistar a capital provincial de Sofala, sobretudo naqueles sectores que o elenco de Daviz Simango mostra-se frágil, como são os casos das vias de acesso, emprego, entre outros.

Masssinguine reconheceu, por outro lado, que a Frelimo ainda tem um défice de candidatos para às presidenciais das eleições autárquicas. Contudo, disse haver um trabalho forte para que se encontre um membro à altura de fazer frente aos candidatos da oposição.

“A situação sócio-económica da cidade é caracterizada pela pobreza urbana, falta de emprego nos jovens, senhoras com machambas arrancadas pelo Conselho Municipal. Por isso, só a Frelimo e o seu Governo com o seu programa que se baseia na criação de condições para o desenvolvimento é que estão em condições de governar bem a cidade da Beira”- referiu Massinguine.

A Frelimo não entrou em detalhes em relação ao referido plano estratégico sob alegação de que ainda era segredo partidário para evitar que os seus opositores façam plágio do mesmo.

Mesmo assim, a fonte afirmou que tudo será tornado público em tempo oportuno e reiterou que há condições para que os “camaradas” tenham Beira de volta. Ainda ontem, o Primeiro Secretário da Frelimo em Sofala, Henriques Bongece, disse em conferência de Imprensa que a principal aposta do seu partido é reconquistar a cidade da Beira nos próximos pleitos autárquicos, dai que assegurou que a máquina partidária está a desenhar uma série de estratégias para o efeito. Eduardo Sixpence

Fonte: Jornal Notícias - 26.12.2011

5 comentários:

Heyden disse...

E capaz da frelimo reconquistar a Beira, mesmo Quelimane. Na minha maneira de ver, nao me parece que o que de diz da Beira seja verdade. As ruas da Beira estao cheias de buracos, mercados sujos e tudo. A unica coisa que vi na minha ultima viagem a beira foi que manifesto de carro passo directamente naquele sector onde se pagava licenca de bicicleta antigamente, tem agora mais de 20 mocas a trabalhar muito dinamicas e muito computador e metodo muito sofisticado de controle das receitas. Fui ali pagar o manifesto do meu velho carro porque ja nao e nas financas, predio do governo, a moca exigiu querer ver o carro. Fui buscar o carro na oficina puxei ate ali, ela levantou a cadeira, viu o numero que queria confirmar, esta certo. Exigiu para pagar 650 Mt. Com frelimo eu pagava 150 o maximo e se atrazasse pagar o manifesto pagava 300. E carro velho de 1987. Acho que Davis quer resolver as coisas sugando nos os outros. Isso nao vai dar bem. Outro exemplo, meu titulo para nenovar minha licenca. Com frelimo eu renovava com menos de 60 MT. Davis me cobrou 11.650.00 MT porque a minha licenca de uso e aproveitamento de terra caducou mas no sitio tem a minha palhota. Tenho aqui os recibos de pagamento. A cobrar assim ao carente entao todo o municipio de mocambique seria autosuficiente. Por isso atencao a frelimo amanha ganhar a Beira, se ela ganhar ninguem pode vir admirar.

Reflectindo disse...

Heyden,

Os problemas de um município resolvem-se com impostos dos munícipes. Não achas?

Noto que fazes comparacões de actuais com um período antes 2003. Os valores não são os mesmos naturalmente seja isso em todos os municípios. Penso que os que vivem nos noutros 42 municípios podem confirmar.

Meu irmão, em África e em Mocambique em particular, temos que aprender que o bem estar só é possível com impostos e altos. impostos. Digo isso por experiência própria que nem quero falar dos meus impostos, o custo de energia. Por essa razão quando faco os meus pagamentos em Nacala-Porto, onde sou munícipe sou "quite".
Se não fazemos isso tornamo-nos mendigos, isto é, vivemos de doacões.
Aqui na Suécia quando alguém compra um carro pensa no custo do manifesto, etc, por isso raramente uma família tem mais de dois carros. Muitos dos que vivem no centro da cidade até dispensam em ter o seu próprio carro.

Como munícipes, cidadãos, temos que exigir a aplicacão dos nossos impostos. Isso sim pode ser motivo do nosso voto.

Imposto é um dos factores de imancipacão da cidadania.

Nota: não estou aqui a dizer que a Frelimo não pode e nem deve reconquistar Beira e Quelimane e nem pode desenhar planos estratégicos para tal. Claro, que pode e deve. O mesmo faz o MDM para manter Beira e Quelimane sob sua governacão e conquistar os demais municípios. Espero e desejo que a Renamo esteja a desenhar seu plano estratégico para reconquistar uns e conquistar mais outros. Democracia multipartidária é isso mesmo. Eu desejo que o mapa político nas autarquias em 2013 seja multi-colorido em 2013.

Anónimo disse...

Honestamente acho ser muito dificil. Mas admitimos que o senhor Albuquerque ainda est'a entre os beirenses. Com o recurso aos tantos Albuquerques 'e possivel. Nao sei onde a frelimo vai buscar argumentos para dizer que ainda est'a com o povo da Beira. Ao nivel do municipio ela auto-hostilizou-se quando vergonhosamente arrancou casas que beneficiavam aos municipes. Esta auto-hostilizacao e odio pelo beirense deve ser capitalizado pelas outras forcas politicas. Preferia at'e o puxa PIMO e nao a fre-fre-fre. Vamos ver. Eu pelo menos nuca hei-de optar em depositar um voto a estes tribalistas, apesar de ser um atingo combatente. A luta continua ate a vitoria final. As conquistas e libertacoes vao continuar. Podem tardar mas vao ter lugar.

Heyden disse...

Estou mais sentido nao tanto pelo preco do manifesto para pela renovacao da licenca de uso e aproveitamento de terra (DUAT). Veja so, a licencua de DUAT caduca de 2 em 2 anos. Nos outros que construimos a nossa casa com salario levamos mais de 10 anos para terminar. Pensando positivamente que minha casa vai lever 10 anos, DUAT vai caducar 5 vezes. DUATs para zona do Macurango estao entre 12 a 15 000 MT. Matacuane e Ponta Gea entao acima de 20 000 MT. Significa que a minha casa se levar 10 anos em construcao vou pagar 10X12 = 120 000 MT ao Municipio da Beira. desculpa la isso e uma roubalheira. O cidadao comum nao vai poder construir. E nao existe nenhum outro Municipio em Moc onde semelhantes valores saao cobrados pela renovacao de DUAT. Claro que entendo que Davis precisa de dinheiro para a urbe, mas nao pode ser deste modo. Ou seja, ele esta a sugar os Municipes para resolver um problema naturalmente dificil e a ser assim, entao ele pode cobrar pelo DUAT um milhao de meticais e ter os problemas resolvidos. E a ser assim, quelquer individuo pode ser um persidente de Municipio bem sucedido porque tera dinheiro a fartura sob sua disposicao. Neste momento eu tenho plena certeza que a maioria dos titulares de talhao ja perderam a titularidade porque jamis conseguirao pagar a renovacao de DUAT e a divida para com o Municipio deve estar acima dos 100 a 200 mil meticais. Espero que Manuel de Araujo nao implemente uma tal politica em Quelimane porque seus votantes sao populacao pobre e preciso ter em conta. Que pense duas vezes onde vai buscar o dinheiro porque tambem este nao existe no bolso do Municipe ordinario.

Heyden disse...

Mais ainda, quando a pessoa adquire o titulo de uso e aproveitamento de terra (DUAT) ja paga o valor que e calculado com base na area ocupadada pelo terreno e localizacao. Actualmte 600 m2 de espaco no Macurungo estao acima dos 30 mil meticais. Tudo bem, este valor corresponde ao espaco, local, e custos dos tecnicos que vao medir o talhao e toda a papelada. E quando a pssoa renova este DUAT cada 2 anos depois qual e o racional para cobrar entre 12 a 15 mil meticais? Existe algum trabalho adicional que o Municipio executa para alem dum fiscal ir confirmar a existencia do terreno e reportar o nivel de construcao existente? E uma roubalheira particularmente a nos outros que nao conseguimos acabar a obra dentro de 2 anos. Quando perguntei isto aquela senhora da secretaria que faz as cobrancas ela disse-me que e para desencorajar pessoas que tem talhao e nao fazem a construcao. Sera? Entao nao estamos no mocambique real, e suspeito que mais dia ou menos dias, pessoas com DUAT caducado na Beira serao retirados e os respectivos talhoes serao vendidos a quem pode. Os indianos. Eles pagam pelos talhoes existentes na ponta gea e macuti entre 300 a 500 MT ao municipio.