sábado, outubro 27, 2012

Não aceitem explicações fáceis e simplificadas sobre os megaprojectos…

Por: Noé Nhantumbo

  Senhores deputados façam o vosso “trabalho de casa”

 - Há muito em jogo e “muito pano para mangas” escondido…

Ir ao Parlamento, como habitualmente com despesas pagas pelos cidadãos do país, deve significar muito mais do que escutar, com ou sem atenção, o que os ministros dos diferentes pelouros têm para oferecer como respostas às perguntas dos deputados.
Tem sido habitual que os ministros correm a oferecer respostas simples de problemas complexos. Seus pareceres não resistem a uma análise apurada.
A tese de que os recursos minerais não vão resolver os problemas de Moçambique é uma resposta preparada para afugentar questionamentos profundos, incisivos e com potencial de despoletar ou desenterrar assuntos que se pretendem bem fora de circulação. Ler mais

2 comentários:

Anónimo disse...

concordo com esta opiniao, a riquesa e de todos e para todos. A cada um segundo o seu desejo e necessidades, temos que reenvidicar este direito. O gas e nosso irmaos, basta de fome, nos os Mocambicanos somos os sejkes negros, queremos tambem andar de mercedes e comer camarao. Basta de sofrer, gas para todos. O Vovo Dhakama tem razao em ir para gororngosa, de acordo com a voz da america a serra esta rica em ouro i niquel, Dhakama so faz bem em ir proteger essa riquesa, contra os gatunos da Frelimo, o povo anda roto e descalco e esses barrigas grandes andam a gingar. Basta disso acordem irmaos e levem algum terreno como o vovo Dhakama, temos tanto petroleo, ouro, gas, camarao, acucar, peixe, mandioca, mafurra, matapa etc nao ha razao para passar fome, nem sequer ntontonto ha para todos isso e de lamentar. Eu proprio durante um bom tempo vive de matapa e de mabadzias, porque nao tinha dim=nheiro para comprar pao, nao e que eu seja preguicoso, mas sou mal educado, so tenho a 8 classe em vez de estudar andava ai aos namoricos e perdi o meu precioso tempo, agora so posso trabalhar como cobrador de chapa cem, ou fazer as minhas candongas por ai, se o petroleo e gas for distribuidos pelo povo a minha situacao vai mudar muito. Ja stou farto de desta situacao, ainda bem que estao a descubrir essa toda riquesa essa e a minha sanse, como a de todo o povo. A vezes em que penso que sou afortunado por ter nacisdo neste pais tao rico, mas a vezes que estou frustado, mesmo. Como viver assim, so miseria e fome, sem biscates estou trmado. A vezes em que aparece um puto de 25 anos a gingar num mercedes eu nem sequer bicicleta da China tenho, isso nao e justo, somos todos filhos deste maravilhoso pais cada merece uma recompensa, estes nao sao os tempos dos comunistas em que todo o mundo era pobre agora riquesa para todos. Na proxima semana espero que a situacao ,elhore pois consegui novo biscate , mas que vida e eesa biscate a tras de biscate nem sequer um homem descansa e tudo bem apertado, os dinheiros nao chegam, olhem so os chapas agora custam 9 escudos, voces pensam que recebi um aumento de salario? nao nao recebi nada o patrao diz, que ja estou muito rico e bem rico, isso e de lamentar pois passo mal neste pais so trabalhar e nada. ate os indianos e chineses tem melhor situacao, nao e que eu seja racista mas nos os pretos estamos tramados, eu nunca vi um negro rico, so pobres. Sera que a pele do homem nao pode mudar?como posso fazer isso. Nao me envergonho mas gostaria de desfrutar algo melhor. Quem me dera se fosse indiano, havia de ter uma lojinha e fazer candonga, se eu fosse branco, seria chefe e so havia de assinar papeis, se eu fosse chines entao hava de viver na china, se fosse arabe seria um shejki rico, mas como sou negro nem mabadzia me satisfaz, isso e mesmo triste. Nao que eu esteja a refilar mas estou so a desabafar, gostaria de comer frango cafrial todosos dias, mesmo se o meu paladar ficae r azedo.

Anónimo disse...

'E legitimo apelar esse exercicio. Mas a priori ja se sabe que nao ha deputado que pode colocar perguntas nesse sentido. Ha causas concretas:
1 - A maioria parlamentar impede qualquer questionamento que vise a busca de solucoes do pais.
2 - Mesmo que se coloquem questoes pertinentes, o que fazer se nao houver resposta? Sempre se questiona e nao ha respostas. E ninguem 'e responsabilizado. O apelo 'e legitimo, mas o que vale apelar se a gente sabe que tudo vai continuar na mesma? Para serve esse exercicio. Se alguem tem uma resposta palpavel seria melhor esclarecer-nos.