segunda-feira, maio 19, 2014

Grupo Cultural na recepção do Presidente do MDM




5 comentários:

Anónimo disse...

vai vencer em nampula,Beira e mais algumas cidades mas no geral vai perder essas eleições, nao tenho duvida que a victoria sera da Frelimo e de NHyssi. aqui na minha provincia por exemplo Cabo Delgado nao querem saber de oposicao,os resultados constumam dar victoria a Frelimo com uma diferença muito muito grande.

Reflectindo disse...

Anónimo,

Pelo menos já reconheces algo, mas recorda-te que Nampula é o maior círculo eleitoral. E eu tenho certeza que Zambézia terá a mesma história. O sul de Mocambique já não é como o dos anos passados.

Anónimo disse...

Nampula so cidade nao se esqueça que o MDM tem aceitação nas grandes cidades por isso a victoria em Nampula,Beira, Gurue e Quelimane mas nao basta para vencer as eleições este pais é tão grande e a Frelimo domina nos distrito principalmente a atribuição do fundo dos 7 milhoes sem reembolso e nao acontece nada para quem nao reembolsa. Quando digo Nampula falo so a cidade e nao do resto da provincia. Sou de Cabo Delgado e vivo na Beira acompanho com atenção a politica sem fanatismo de nenhum partido mas vale relembrar que o MDM so vence a cidade da Beira mas nem Dondo que fica 30km da cidade da Beira nao consegui vencer e acham que vai ganhar as presidencias? Claro que vai eleger alguns deputados pode ate superar a Renamo mas a Frelimo e Nhyussi venceram. Fui Obrigada

Reflectindo disse...

Anónimo,

1. Não desapareca. Vamos continuar a debater. Eu nem sei porquê não debatas com cara porque agente faz isso no facebook sem problemas.

2. Falando de aceitacão do MDM nas grandes cidades, esqueceste de mencionar Maputo e Matola onde o MDM fez uma prestacão que a Frelimo nunca havia imaginado. E esta parte do país foi um bastião da Frelimo, antes impensável que um partido da oposicão podia passar.

3. O MDM pluralizou a província de Gaza, surpreendendo não só a Frelimo, mas a mim mesmo que sou do MDM, isto para não falar de analistas políticos. Então, a possibilidade de a Frelimo abocanhar todos os assentos em Gaza é remota. Não achas?

4. A grande sucesso nas autárquicas pode ser contagiante às zonas onde houve menos sucesso do MDM, precisamente, nas zonas sub-urbanas e rurais. Hoje, em muitas dessas zonas há gente usando telemóvel e se liga com o mundo. Eu vivendo na Suécia me comunico com gente que vive em aldeias recônditas.

5. Em muitas das zonas rurais o voto tem ido para a Renamo e desta vez ela vai concorrer. Ora o que isso nos diz? Será verdade que todos os das áreas rurais venderam as suas almas por os 7 bis? Evidentemente se vais tu falar com quem se beneficiou dos sete milhões te garantirá o seu voto. Mas se o voto é secreto, tens tu certeza que ele vai mesmo votar em ti?

6. Ao contrário do que dizes, legalmente, aquele dinheiro é devolvível. Há exigências e lembro-me que há muitos que se importunam no momento de exigir. Agora, pensando eu como tu, entre os mutuários, não há muitos que querem trair a Frelimo?

7. Sendo tu de Cabo Delgado, convido-te a reflectir sobre as disputas políticas de Mocimboa da Praia em particular. Tudo é possível e Cornélio Quive e PAHUMO estão aí.

Anónimo disse...

Sou de Cabo Delgado exactamente na vila de Mocimbua da pria. ok aceito que o MDM supreendeu e muito nas ultimas eleições mas nao basta para vencer as eleições se continuar sendo um partido diferente da Renamo quem sabe nos proximos anos supreenda de verdade. por enquanto acho que a frelimo vai vencer, é minha opiniao.