quinta-feira, agosto 07, 2014

Integração ou desintegração na África Austral?

A primeira questão que coloco é do porquê o visto de entrada para África do Sul foi abolido. Será que todos nós sabemos o que significa abolição de vistos de entrada de um país? Ou esta abolição é a moda África Austral? tanto quanto sei a abolição dos vistos na África Austral está no contexto da política de integração dos países dessa região e posso comparar com os países nórdicos e se quisermos podemos até dizer a União Europeia e esta tem ainda o  Acordo de Schengen que permite a entrada livre de cidadãos de alguns países que não fazem parte da União Europeia.

Ora, se a um moçambicano para entrar na Suécia exige-se uma série de coisas e o certificado de preenchimento das exigências é o VISTO DE ENTRADA no seu passaporte, já não é o mesmo quando um cidadão sueco vai a Dinamarca ou a Alemanha e vice-versa.

Falando da abolição de vistos na África Austral, senti sempre do seu valor no Malawi, passei lá muitas vezes e na Tanzânia por onde passei no ano passado. De facto, em Dar-es-Salam, estando eu entre cidadãos indianos e chineses, eu sentia-me em casa. Há uma coisa que tenho que dizer. Sempre que passei por Johannesburg, na África do Sul, senti um ar de poucos amigos do pessoal ali que até quase sempre manifestou desconfiança da originalidade dos meus documentos. É um ar diferente do que sinto em Londres, Paris, Berlim ou Amesterdão. Mas entendo que não foi há muito tempo que os sul-africanos dos bairros, os negros, precisavam de caderneta para entrarem nas cidades do mesmo país.


A minha questão é se o caminho é integração ou desintegração da África Austral?   

Sem comentários: